Cidades

Pela primeira vez Niterói celebra São João de portas fechadas

Catedral de São João Batista, no Centro de Niterói, está de portas fechadas. Foto: Marcelo Tavares

Nesta quarta-feira (24), comemora-se o dia de São João Batista, padroeiro dos municípios de Niterói e Itaboraí. Em tempos de isolamento social para combater a pandemia do novo coronavírus, templos religiosos estão se adaptando à nova realidade e comemorando online.

É o caso da Catedral de São João, que sem a possibilidade de festejar a data com barraquinhas de comidas típicas, quadrilha e procissão pelas ruas da cidade, celebrará de forma remota, às 19h, com os bispos Dom José Francisco, Dom Luiz Ricci e Dom Frei Alano; e os padres Wallace e Isaias. A transmissão será através do canal do Facebook e YouTube da arquidiocese. Em 2019, cerca de dez mil pessoas passaram pela igreja.

A missa online cumpre o decreto publicado no fim do mês de março, que segue em vigor. No texto, a arquidiocese explica que devido à quarentena, as celebrações eucarísticas têm sido realizadas por diversas paróquias através de lives nas mais variadas redes sociais.

Paróquia de São João Batista

Já a Paróquia de São João Batista, localizada no bairro de Tenente Jardim, na Zona Norte de Niterói, irá oferecer o tradicional almoço de angu à baiana de São João no próximo domingo (28). O serviço contará com sistema drive-thru e delivery.

Para a moradora de Niterói e devota Ellen Câmara, de 35 anos, que participa das celebrações e ajuda na organização das atividades há 17 anos, ver a igreja fechada neste dia é diferente de tudo que já viveu.

"São João Batista para mim é realmente aquele que aponta o Cordeiro! Aprendo muito com sua humildade e fidelidade à verdade. Temos que nos adaptar à realidade que estamos vivendo de pandemia e participar das celebrações assim - à distância", disse a supervisora de setor.

Publicada às 14h15

< Vigilância Sanitária registra infrações nos CTs dos clubes cariocas Pokémon lançará seu próprio League of Legends <